domingo, 19 de dezembro de 2010

Tutorial: Olhar felino duplo e brilhante


Hoje é domingo e tenho a casa limpa, a roupa lavada, a roupa passada... sabem o que isto quer dizer?? Que posso ficar em casa e dedicar-me de corpo e alma ao dolce far niente... Como já devem ter percebido, o cat-eye é um dos meus looks de referência. A sua versatilidade é o que me prende a ele: pode ser simples e glamoroso (ideal para dia, tarde, noite, whatever!) e pode ser glamoroso e FIERCE (para a noite apenas!) 


Ontem foi a vez de usar um cat-eye que eu colocaria na categoria 'Moderadamente FIERCE'. Não aconselho para dia ou tarde (ah! agora está explicado o olhar que o pessoal me 'deitou' no Pingo Doce...) mas se quisesse conseguiria fazê-lo ainda mais dramático para a noite. 


Rosto 



O rosto, como podem ver, é simples (basicamente base e blush). Já disse isto antes mas acho importante dizer novamente. Quando queremos dar destaque a determinada parte do rosto - neste caso olhos - deveremos ser comedidas e manter o resto simples. Caso contrário, a cara poderá ficar demasiado pesada, um verdadeiro campo de batalha. Desta vez optei por usar um blush pêssego-escuro mate (Coppertone da Mac) e  por cima, e com mão leve, coloquei um blush rosa-pêssego shimmer (Revlon peachy keen) para dar um pouco de brilho. Desta vez não usei batom porque os meus lábios estavam desidratados e não ia ficar nada bem. Coloquei apenas um batom hidratante. 

Olhos
1. Comecei por colocar a base para sombra Primer Potion da Urban Decay. De seguida, para uniformizar o tom das minhas pálpebras utilizei a sombra mate da Body Shop 29 (bege escuro)



Os olhos requerem uma mão segura e alguma paciência, por isso, respirem fundo e não desesperem se por vezes não sair como querem. Antes de terminar esta make tive de compô-la várias vezes para que os dois olhos ficassem, simetricamente, parecidos. Dá bastante jeito ter por perto um lápis corrector (geralmente é um lápis gordo que permite 'apagar' pequenos erros sem arruinar a maquilhagem) e um cotonete para tirar os pequenos borrões que o lápis corrector irá criar. 


Para desenhar estas linhas prefiro utilizar um eyeliner em gel  (cake eyeliner) do que um eyeliner líquido. É essencial ter um bom pincel para conseguir fazer estas linhas. Eu uso o 210 da Mac (21€) porque tem uma ponta bastante fina que permite controlar a espessura/desenho da linha e porque a própria forma do lápis (tamanho) permite-me uma aplicação segura (é um pincel que a mão consegue segurar bem, que não atrapalha). Para quem nunca viu o lápis...





2.Quando faço este 'olho', geralmente, começo a desenhar a linha a partir do meio para o exterior. Um erro frequente - na minha opinião - é querer desenhar a linha de uma só vez! É muito mais fácil quando vamos desenhando a linha: começo no meio e paro no fim do olho (onde terminam as pestanas), depois penso na forma que quero dar ao resto da linha. Assim que decidir, com toques suaves e curtos, vou desenhando a linha e estou sempre atenta à sua evolução (está a ficar com a espessura que quero? está a ficar com a forma que quero? devo manter a linha a direito ou subir um pouco?). Outro aspecto que muita gente ignora mas que para mim é fundamental é o 'bico' da linha. O olho à gato fica mais elegante quando termina num bico em vez de uma linha com a mesma espessura. 


3. Assim que dei forma à linha superior com o pincel e um com um pouco gel eyeliner tracei uma linha fina, por dentro do olho, a partir do canto interno. A intenção é fundir as duas linhas de maneira harmoniosa: traçando um linha fina que irá ganhar espessura a partir da parte central do olho até ao exterior. Em baixo, desenhei uma linha paralela um pouco mais curta que a de cima. Comecei novamente na parte central e desenhei uma linha bastante a direito - é importante deixar um espaço entre a linha superior e inferior. Como podem ver nas fotos, a linha de baixo não contorna completamente o olho - comecei a desenhar a linha para fora antes de chegar àquele ponto de união entre a parte superior e inferior do olho. Na parte central, e na parte central apenas, utilizei o lápis-Kajal da Stila Topaz (pêssego-claro - fica mais 'natural' do que um lápis branco) para abrir um pouco mais o olhar. Na parte interna inferior do olho completei a linha utilizando uma sombra preta. 


4. Para adicionar 'bling' ao olhar, utilizei o eyeliner glitter StageDive da Urban Decay desde o canto interno do olho até ao ponto em que terminam as pestanas - na parte central coloquei mais glitter. Depois é só pôr montanhas de rimel! lol 


Espero que tenham respirado vezes suficientes ao ler este post...caso contrário, imagino que estejam desmaiadas, com a cabeça em cima do teclado do computador... Isso já passa, não se preocupem! :-P

Produtos utilizados

Olhos (por ordem de utilização)
  • Base para sombra Primer Potion da Urban Decay;
  • Sombra mate da Body Shop 29; 
  • Eyeliner preto em gel da Estée Lauder;
  • Sombra 'Ebony' da Stila;
  • Glitter eyeliner SatgeDive da Urban Decay
  • Sombra Body Shop 'Eye shimmer' na cor 02 'Gold' - para iluminar a zona por baixo das sobrancelhas;
  • Rimel Helena Rubisntein Lash Queen Sexy Blacks
Rosto
  • Base Clinique Superdefense na cor 'Sand';
  • Corrector de olheiras da MAC NC42;
  • Pó compacto translúcido da MAC Mineralize Skinfinish na cor Medium deep;
  • Iluminador YSL Touche Éclat n3;
  • Mistura de blushes: Coppertone da MAC + Revlon 'Peachy keen'.

Lembrem-se que cada pessoa tem um método preferencialmente de se maquilhar. Este é o meu mas não quer dizer que não existam outras maneiras de o fazer. Também é preciso ter em atenção as características do nosso rosto. Nem todos os olhos permitem fazer esta maquilhagem ou um cat-eye com esta forma. 'Estudem' a forma do vosso olho e descubram se um cat-eye alternativo vos assenta melhor. Se tiverem dúvidas não hesitem em perguntar-me, terei todo o gosto em esclarecê-las. Please deixem comentários ou sugestões...

PS - Quero mostrar-vos um exemplo de um cat-eye duplo desleixado e mal executado. Se o vosso ficar semelhante a este, peguem no desmaquilhante e comecem de novo. 

Nota: Não tenciono de alguma maneira 'ofender' a proprietária da foto, o seu esforço deve ser enaltecido. No entanto, considero que poderia ter ficado melhor, se tivesse havido um pouco mais de esforço e provavelmente mais tentativas.


Foto: blog CARLENE











Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...