segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Diagrama do olho




Aquelas pessoas que só agora se estão a aventurar na maquilhagem e que já encontraram o meu blog (sortudas!!) por vezes devem ter vontade de bater com a cabeça na parede: 'Não percebo nada... afinal tenho de colocar a sombra preta onde? Na waterline? Mas onde fica isso!?'. Por isso, achei que deveria fazer uma espécie de diagrama do olho. Deste modo, as cabeças de muitas bloguettes serão poupadas assim como gastos na reparação das paredes serão evitados. Resultado: mais dinheiro para gastar em maquilhagem e mais facilidade em compreender a maneira como faço a minha maquilhagem. 



Seguindo a numeração da imagem:


1 - Linha da sobrancelha/ Área a iluminar - Esta área situada logo por baixo da sobrancelha é a rainha dos iluminadores. Destaque é dado a esta zona através da utilização de iluminadores ou sombras. Os iluminadores escolhidos para esta zona geralmente não conferem cor mas reflectem luz e as sombras escolhidas para esta zona geralmente são mais claras - sendo ou não da mesma família das cores utilizadas na pálpebra móvel - que a(s) sombra(s) utilizadas na pálpebra móvel. A área a iluminar pode ser levada até ao limite da área 2 (vinco);

2 - Vinco ou dobra - Área que separa a pálpebra móvel de toda a zona 1. Um truque para identificar esta zona é colocar o dedo mesmo em cima do olho que temos no olho. Esta zona é conhecida por ser a zona onde as sombras utilizadas na pálpebra móvel e na zona 1 se encontram e são esbatidas. Muitas vezes para criar a ilusão de olhar mais profundo, uso uma sombra mais escura no vinco como fiz neste post (carregue aqui para ver) 

3 - Canto interno do olho - Esta zona, mais próxima do nariz, é outra área que gosto de iluminar ou onde gosto de utilizar uma sombra mais clara - para abrir o olhar. Este é um truque que funciona particularmente bem para quem tem olhos pequenos e quer dar ilusão de olhos maiores ou mais despertos. 

4 - Pálpebra móvel interna - Poderia chamar esta zona por canto interno mas isso iria entrar em conflito com o ponto anterior e poderia causar alguma confusão. A zona onde se encontram os números 3, 5 e 6 são conhecidos como pálpebra móvel e é nesta extensão onde a cor, geralmente, é utilizada com mais intensidade. Eu pessoalmente, divido mentalmente a pálpebra móvel nestas três partes (4, 5 e 6) e cada zona irá representar uma gradação da cor, i. e., se estou a fazer um look em que utilizo tons roxos na zona 4 prefiro utilizar um roxo ou cor complementar mais clara, menos intensa...

5 - Pálpebra móvel central - Dando continuidade ao que estava a dizer, na zona 4 utilizo uma sombra mais clara e na zona 5 - pálpebra móvel central - utilizo uma sombra uma pouco mais escuro mas NÃO tão escura como na zona 6. Por vezes só utilizo uma única sombra em toda a pálpebra móvel mas quero dar um toque especial, para isso utilizo uma sombra com brilho/iridescente  ou um iluminador e coloco apenas na zona 5, i. e., só na parte central da pálpebra (como fiz aqui)

6 - Pálpebra móvel externa - Quando se cria uma gradação da cor é nesta zona que deve ser utilizada a cor mais escura. Todos estes passos irão criar um olhar harmonioso e bonito. 

7 - 'V' externo - Famoso por ser uma zona imprescindível para criar uma verdadeiro olhar esfumado, o 'V' externo nem sempre é fácil de identificar. Em frente ao espelho desenhem um 'V' deitado ( assim deste género '>'. Uma vez identificada esta zona deve utilizar-se uma sombra escura para maquilhar essa zona. Muitas vezes, mesmo quando me maquilho com sombras verdes, azuis ou roxas, utilizo uma sombra preta no 'V' externo para dar mais intensidade e mistério ao olhar.

8 - Linha interna das pestanas inferiores/waterline - Quando já devem ter dado conta, muitas vezes refiro-me a esta zona como waterline - é mais fácil e mais rápido. Para mim é essencial pintar sempre esta zona, seja com uma cores escura ou clara. No blog, podem facilmente encontrar exemplos em que a waterline está pintada tanto de preto como de cor pêssego. Para o dia a dia, a cor de eleição para esta zona é definitivamente o preto. Esta é uma zona que gera muitos amores e muitos ódios. Sendo uma zona sensível, há pessoas que não toleram qualquer tipo de produto nesta zona e quando utilizam ficam com uma espécie de alergia (não é nada bonito). Há outras pessoas que adoram o aspecto de cor na waterline mas como têm esta zona bastante húmida, nem sempre arranjam um produto que 'aguente' tempo satisfatório. No entanto, já existem no marcado várias opções e quem não se der com lápis que experimente um delineador em gel que possa ser utilizado nesta zona. 

9 - Linha externa das pestanas inferiores - Mesmo por baixo das pestanas inferiores, esta zona também é bastante utilizada para criar um olhar mais intenso - no caso de um olhar esfumado - ou para iluminar e abrir o olhar. Esta área quando maquilhada também serve para dar definição ao olhar, para dar forma.

E voilá meninas! da próxima vez que fizer um look passo-a-passo vou tentar utilizar exactamente estas expressões para que possam identificar facilmente sombra utilizei numa zona específica. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...