terça-feira, 26 de julho de 2011

Time to go!


Qual carpideira qual quê! Quando chega o momento de deitar fora um cosmético porque aparentemente já não está em condições de ser usado sem provocar alguma coisa gravíssima, quase que preciso que alguém me ampare porque a qualquer momento os joelhos falham-me, a tensão desce, a visão fica turva! Como se não fossem já reações suficientes ainda existe o vaivém constante entre o quarto e o lixo porque 'talvez ainda esteja bom...' apesar de já se vislumbrar uma cor estranha e de se sentir um cheiro esquisito (prova irrefutável de que o meu produto é o feliz lar de alguma 'micro fauna microbial'). Ainda querem arriscar?

Quando comecei a colecionar maquilhagem estava 'ocupada' demais para pensar que os meus queridos um dia iriam morrer - se eu na altura o soubesse haveria tantas coisas que não teria comprado... Agora ando muito mais atenta a este assunto e tomo as minhas precauções. No entanto, não sou daquelas que 1 ano e 1 dia depois de ter comprado uma base, pega na dita cuja e a atira para o lixo porque a coitadinha deveria ter 'morrido' ontem...

Legislação Europeia

Como já devem ter reparado nem todos os produtos têm a mesma validade. Os produtos que se usam na área do olho têm uma validade mais curta pois é uma zona sensível e por isso está mais exposta ao risco de desenvolver uma infeção. Na União Europeia a entidade responsável pela legislação anexa aos cosméticos é o Comité da Cosmética. Este comité apenas exige que um produto venha rotulado com data de validade quando a sua duração mínima é menor que 30 meses.


Base Vitalumiere Aqua: validade 'recomendada' 12 meses

Datas de validade comuns

3 - 6 meses: Rímel
6 - 8 meses: Corretor, base líquida, base em creme, hidratante
12 meses: Blush, sombra, gloss, batom, pós para o rosto, tónico
18 meses: lápis para olhos e para lábios

As datas referidas em cima são puramente orientadoras. Há situações em que um produto 'aguenta' mais tempo e situações em que um produto 'aguenta' menos do que o esperado.

Sombra da Sisley
A imagem acima indica que a validade prevista desta sombra depois de aberta é de 12 meses. Hoje de manhã estava a tirar umas fotos a uma sombra da Clarins e a validade prevista era de 36 meses... que contraste!!

Situações que encurtam a validade de um produto
  • Mau acondicionamento - um produto deve estar num local seco, afastado da luz direta do sol e resguardado de temperaturas altas;
  • Devemos ter o cuidado de lavar as mãos antes de usarmos algum produto;
  • Partilhar produtos não é uma boa ideia pois aumenta exponencialmente o risco de contaminação;
  • Se tivermos uma infeção no olho devemos deitar o rímel fora - caso contrário a próxima vez que o usarmos corremos o risco do olho ficar novamente infetado;
Devemos deitar um produto fora...
  • Quando os ingredientes começam a separar-se;
  • Quando muda de cor;
  • Quando tem um cheiro esquisito ou mudou significativamente de cheiro;
  • Quando muda de textura ou comporta-se de maneira 'estranha' quando aplicado na pele.
Devemos estar atentos...
  • Produtos naturais são fantásticos mas têm uma duração menor porque poderão conter componentes devirados de plantas que incitam ao desenvolvimento das bactérias e porque não contêm os preservativos tradicionais;
  • Produtos que contenham água como um dos pricipais ingredientes também requerem atenção redobrada depois de abertos porque a água encoraja o crescimento de bactérias e micróbios.
Há uma situação que me tira do sério! Por vezes quando vou comprar um produto e já estou na caixa para pagar a funcionária/funcionário que está a atender-me abre o produto! No princípio ficava super aborrecida porque muitas vezes só planeava abrir aquele produto 1 ou 2 meses depois. Agora, educadamente, peço para não abrir o produto porque não tenciono usá-lo em breve :-)

Eu não sou obcecada pela validade recomendada dos produtos porque por vezes o produto dura menos e por vezes dura mais! Neste sentido, acho que o importante é termos bom senso. Eu sei que custa - e não é pouco! - mas não vale a pena 'chorar' por um produto que já não está bom... possivelmente ao deitá-lo fora estaremos a evitar futuros constrangimentos. Façam como eu: se não utilizam muito um produto e já passaram uns meses valentes desde que foi aberto vendam ou ofereçam a alguém :-)

Já tiveram algum produto que durou menos tempo do que o esperado?
***

9 comentários:

  1. Já tive um rímel que cheirava demasiado mal depois de três semanas e uma base que ficou cor-de-rosa de um dia para o outro!
    Beijinhos querida,
    Bomboca do Amor.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu não ligo nada às datas. Quando um produto tem mau aspecto, aí sim, lixo (com o coração aos pulos). Mas uma sombras 12 meses? Nunca na vida eu acabaria com uma sombra num ano...só se usasse todos os dias, o que não é o caso! =S

    Bjnhs,
    RSantiago

    ResponderEliminar
  3. Achei o post bastante útil, pois não dou muita importância à validade dos cosméticos. Vou passar a tomar mais atenção. :P
    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  4. Por acaso, até hoje, todos os produtos duraram bastante. Ou pelo menos foi o que pareceu :p Por exemplo, um rimel dura-me muito mais que 8 meses.
    Mas quando sinto algo a mudar não penso duas vezes em deitar fora.
    Gostei muito do post ;)

    Beijinho*

    http://miminhoscom.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. hahaha, adorei a fábula em redor da maquilhagem estragada! ;)

    http://myfashioninsider.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca tive nada que mudasse de cor ou algo que cheirasse mal. Bem a minha mae tem maquilhagem de há anos. Rimel na sua maioria. Claro que os secos foram para o lixo. Mas por exemplos os lapis. Sejamos honestos...eles nao se gastam assim tao facilmente certo? Pelo menos os meus nao. Eu tenho maquilhagem de há anos mesmo. Enquanto nao me fizerem mal vou usando. A vida está cara nao é verdade? Adorei mesmo o teu blog. Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Mary, gostei muito deste post, acho que é um assunto muito importante e que muitas vezes é descurado. Bem, eu com rímel tento respeitar as validades, mais uns meses menos uns meses, lá está o tal do bom senso em avaliar-mos o estado do produto. Com cremes e bases, tento que nunca passe mais de 1/1,5ano da data indicada.De resto não respeito mais nada, até porque esporadicamente desinfecto tudo com álcool.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. já me ensinas-te qq coisinha hoje!! sou um traste autêntico nisso..mas com os teus ensinamentos acho que vou passar a ter mais atençao!! :)

    ResponderEliminar
  9. Se há produtos que eu sinto que passam do prazo, é a base e o rímel! Mas os meus prazos são bem mais alargados. Por exemplo em sombras, tenho verdadeiras relíquias, vintage completamente Hehhe É tb uma questão de bom censo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário :)

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...